Sexta, 19 de Julho de 2024
  • Sexta, 19 de Julho de 2024

Alisson vive Premier League mais exigente pelo Liverpool

Goleiro brasileiro vem fazendo mais defesas neste Campeonato Inglês do que nas outras temporadas em Anfield; próximo desafio será neste domingo contra o líder Arsenal

GLOBOESPORTE.COM / RODRIGO LOIS


Alisson tem sido muito mais exigido no gol do Liverpool nesta temporada — Foto: Getty Images

Alisson pode dizer que em 2022/23 vive a sua temporada mais exigente pelo Liverpool. Na Premier League, por exemplo, em que o time dele ainda luta por um lugar na zona de classificação para as competições europeias, o goleiro brasileiro fez até agora 85 defesas, mais do que em qualquer outra campanha. As médias também são as maiores dos últimos cinco anos.

Acompanhe Liverpool x Arsenal em Tempo Real no ge neste domingo, às 12h30 (no horário de Brasília).

+ Confira a tabela do Campeonato Inglês 2022/23

Alisson fez essas 85 defesas em 28 jogos pelo Liverpool no atual Campeonato Inglês, média de três por partida — superior a dos quatro anos anteriores. Ainda faltam 10 rodadas para os Reds.

De acordo com a Opta, empresa especializada em estatísticas esportivas, o brasileiro é o goleiro com a maior taxa de gols prevenidos (10,5) na liga . Esse índice é elaborado a partir da comparação entre o número de gols que se esperava que o goleiro tomasse e o que ele de fato sofreu.

Ele é o quinto goleiro com mais defesas nesta edição da PL . No passado, nunca terminou no top 10. O líder em 2022/23 é Raya, do Brentford, com 124. Além disso, Alisson ficou 11 jogos sem ser vazado até o momento. Os atletas com mais "clean sheets" são Nick Pope, do Newcastle, e De Gea, do Manchester United, ambos com 13.

Nas duas temporadas em que ganhou a "Luva de Ouro", prêmio de melhor goleiro do Campeonato Inglês, Alisson foi quem mais passou partidas sem ser superado. Isso ocorreu em 2018/19 e 2021/22.

Quando somados os compromissos por todas as competições em 2022/23, ele chega a 108 defesas. A média é de 2,84 por partida, superior a das outras temporadas, até do que em 2018/19, quando Alisson fez 131 defesas em 53 jogos (incluindo o Mundial de Clubes de 2019).

Por outro lado, esse já é o ano de Liverpool — e no futebol europeu — em que o goleiro brasileiro mais sofreu gols: 49, em 38 jogos no total . A média é maior do que nas temporadas anteriores.

O que mais pesou proporcionalmente para isso foi a trajetória da equipe inglesa na atual Champions League. Em oito jogos, sofreu 12 gols. Alisson esteve presente em todas essas partidas, sendo que em três delas não foi vazado. A média de defesas dele foi de 2,1 no torneio.

Foi na Liga dos Campeões, mais especificamente no confronto contra o Real Madrid, nas oitavas de final, que Alisson cometeu falha marcante. Outros erros dele que repercutiram em 2022/23 foram no empate com o Wolverhampton, pela Copa da Inglaterra.

Ele também enfrentou críticas pelo desempenho na Copa do Mundo no Catar. Alisson sofreu dois gols em quatro jogos no torneio, ambos em chutes com desvio, mas não defendeu nenhum pênalti para o Brasil na disputa contra a Croácia, nas quartas de final.

O goleiro não foi convocado pelo técnico interino da seleção brasileira, Ramon Menezes, para o último amistoso contra o Marrocos.

Na atual temporada pelo Liverpool, Alisson defendeu dois pênaltis (um contra o West Ham, e outra contra o Napoli) e sofreu três gols assim.

O Liverpool faz uma campanha abaixo das expectativa nesta Premier League e ocupa o oitavo lugar na tabela, com 43 pontos. Apesar disso, tem a quarta melhor defesa da competição: 33 gols sofridos. A menos vazada é a do Newcastle, com 19.

E o próximo desafio do Liverpool de Alisson será justamente contra o líder do Campeonato Inglês, o Arsenal , dono do segundo melhor ataque, com 70 gols marcados. Partida que você acompanha em Tempo Real no ge, neste domingo, às 12h30 (horário de Brasília).



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.