Sexta, 12 de Abril de 2024
  • Sexta, 12 de Abril de 2024

Quem é Luiz Marinho, o petista que será ministro do Trabalho de Lula

Deputado federal eleito fez carreira como sindicalista e político e já chefiou a pasta nos primeiros governos de Lula

CNN BRASIL / JULIANA ELIAS DO CNN BRASIL BUSINESS


- Luiz Marinho, futuro ministro do Trabalho, votando durante o segundo turno das eleições de 2022, quando foi eleito deputado federal pelo PT em São Paulo Reprodução/Facebook (30/10/2022)

O deputado federal eleito pelo PT Luiz Marinho aceitou, nesta quarta-feira (14), o convite do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar o Ministério do Trabalho em seu governo.

Marinho é o atual presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em São Paulo e foi eleito deputado federal pelo partido, no estado, nas eleições deste ano.

Nascido em Cosmorama, no interior de São Paulo, em 1959, e hoje com 63, Marinho é formado em direito, mas vem de uma longa carreira como sindicalista e político. Já foi ministro de Lula em seus primeiros governos e também prefeito de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

Leia Mais

Foi, desde os anos de 1970, operário da Volkswagen, em São Bernardo, por onde é hoje aposentado, onde conheceu Lula e onde, desde o início, participou do movimento sindical que se fortalecia à época na região no entorno da capital conhecida como ABC.

Em 1996, chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – o mesmo que, duas décadas antes, foi presidido por Lula -, e seguiu no cargo até 2003, quando partiu para assumir a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Nos governos de Lula, foi ministro do Trabalho, entre 2005 e 2007, e, depois, ministro da Previdência, em 2007 e 2008. Comandou a prefeitura de São Bernardo por dois mandatos, de 2009 a 2016.

Tópicos



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.