Sexta, 19 de Julho de 2024
  • Sexta, 19 de Julho de 2024

Após quatro finais seguidas e dois títulos, Fluminense se consolida de novo no Rio e amplia seu horizonte

Flu faz frente ao Flamengo, impede hegemonia rival no Estado e sonha com voos maiores no ano

GLOBOESPORTE.COM / THIAGO LIMA E VINíCIUS RODEIO


Flu com Diniz está em outro patamar em relação ao Flamengo? Assista o debate da live

No mesmo mês que vai completar um ano no Fluminense, o trabalho a longo prazo de Fernando Diniz começa a dar frutos e rendeu a conquista do Campeonato Carioca em cima do arquirrival Flamengo no domingo. Mas o processo de reconstrução do clube vem de antes, e esta foi a quarta final seguida do time no Estadual, feito inédito na história tricolor, sendo que ganhou as duas últimas.

Os fatos mostram que o Fluminense voltou a se consolidar no Rio de Janeiro, onde por mais de 100 anos era o maior campeão do Estado (foi ultrapassado pelo Flamengo em 2017 e agora diminuiu a diferença para quatro títulos). E a fazer frente ao poderio do arquirrival, impedindo uma hegemonia rubro-negra: nos últimos 10 Fla-Flus, o Tricolor ganhou sete, empatou um e perdeu apenas dois .

+ Com seis representantes, Fluminense domina seleção do Campeonato Carioca; veja + Saiba como Diniz convenceu os jogadores do Flu de que era possível virar a final do Carioca + Diniz exalta conquista do título carioca do Fluminense: "Chegamos mentalmente fortes"

Ao fincar a bandeira para marcar território no Rio, o Fluminense amplia seus horizontes para tentar voltar a assumir um protagonismo também a nível nacional e internacional. Em competições da CBF, o último título faz 11 anos, que foi o Campeonato Brasileiro de 2012. E nos torneios da Conmebol, o time não chega à final desde a Sul-Americana de 2009 e a Libertadores de 2008.

+ Contratações do Fluminense para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

Já sob o comando de Diniz na temporada passada, o Fluminense chegou às semifinais da Copa do Brasil e terminou em terceiro lugar no Brasileirão. Em 2023, a confiança no clube está alta e permite sonhar com voos ainda mais altos.

– Nós vencemos um clube que ano passado ganhou a Copa do Brasil e a Libertadores, que é o Flamengo. E se nós batemos no Flamengo, por que não conquistar grandes coisas? Nós temos a humildade de entender que o Flamengo vive um momento não muito bom, mas temos que nos preparar ainda mais porque o Flamengo vai melhorar. Também entendemos que a gente pode melhora e sonha, sim, com grandes conquistas – disse Felipe Melo.

Presente nas quatro finais seguidas do Carioca e eleito o melhor zagueiro do campeonato ao lado de Fabrício Bruno, do Flamengo, o hoje capitão Nino acredita que o Fluminense se reestabeleceu no Rio e agora deve buscar desbravar divisas nacionais e fronteiras por conquistas:

– É um trabalho a longo prazo com certeza de reestruturação do clube. Eu fico feliz de estar participando dessas quatro finais e estar, de alguma maneira muito pequena em relação ao que o Fluminense é na história, mas ajudando o clube a voltar aos cenários nacional e internacional, com a Libertadores também. Espero que a gente continue chegando às finais, sendo campeões, para que o Fluminense esteja cada vez mais em evidência.

Um dos grandes destaques do time, eleito também para a seleção do Carioca 2023, Arias enalteceu o elenco tricolor, que praticamente manteve suas peças do ano passado para cá e se fortaleceu ainda mais em 2023 com nomes de peso, com Keno e o astro Marcelo, dois titulares da equipe hoje:

– Nós queremos ir passo a passo. Claramente estamos um pouco empolgados, e acho que nós temos ferramentas para brigar (por títulos). Nós temos trabalho para fazer ainda, mas temos um elenco que dá para sonhar brigar pela Libertadores e outros torneio que teremos.

Premiado como o melhor técnico do Carioca, Fernando Diniz também considera que o Fluminense está no caminho certo, mas não prometeu mais títulos. Mas deixou claro que vai tentar buscar os três: Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil:

– Acho que o Fluminense está em um bom caminho. Tem que ter humildade para a gente continuar melhorando. Podem esperar um time que vai se interessar em seguir adiante nas competições. Vai ser muito difícil a temporada, três competições com adversários duros de serem batidos, viagens longas, mas estamos empenhados no nosso melhor e fazer o máximo que conseguir nas três competições.

+ Leia mais notícias do Fluminense

🎧 Ouça o podcast ge Fluminense 🎧

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.