Terça, 21 de Maio de 2024
  • Terça, 21 de Maio de 2024

Projeção aponta crescimento de 97% no PIB de MS nos últimos 8 anos

Tal resultado emerge de fatores como o mercado do agronegócio, o aumento da agroindustrialização no Estado e o volume de investimento público direto

CORREIO DO ESTADO / VALESCA CONSOLARO


Arquivo Correio do Estado

Previsão do valor nominal do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul, apurada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), aponta uma estimativa de taxa de crescimento médio de 8,8% ao ano, no intervalo de 2014 a 2022. 

O período da análise abrange o tempo de toda a gestão do atual governador Reinaldo Azambuja, que ao final desse ano entrega o cargo a Eduardo Riedel. 

Segundo as informações divulgadas, em valores, o PIB deve saltar de R$ 78,9 bilhões em 2014 para uma projeção de aproximadamente R$ 155 bilhões em 2022, uma variação na ordem de 97%.

Saiba mais 

O levantamento da Semagro foi realizado com base nos dados oficiais do PIB divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como em projeções de consultorias como a MB Associados e Tendências Consultoria para os anos de 2021 e 2022. 

Sobretudo, a análise considera como referência a inflação brasileira para este mesmo período. 

Para o secretário Jaime Verruck, da Semagro, essa estimativa de resultado do PIB, ao longo de cerca de 8 anos, emerge de fatores como o mercado do agronegócio, o aumento da agroindustrialização no Estado e o volume de investimento público direto. 

“São os elementos de base do tripé deste crescimento do Produto Interno Bruto nos últimos anos. Isso demonstra que a atuação conjunta do Estado com a iniciativa privada é fundamental para a promoção do desenvolvimento. A economia ganha robustez', avalia o titular da pasta. 



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.