Quarta, 17 de Julho de 2024
  • Quarta, 17 de Julho de 2024

Recusa de seleção, feito brasileiro, Alemanha recordista... A história da disputa de 3º lugar nas Copas

Partida que não vale muito para uns e que tem alto grau de importância para outros apresenta algumas curiosidades, como o gol mais rápido da história dos Mundiais; confira todas as edições

GLOBOESPORTE.COM / JOãO DE ANDRADE NETO


Marrocos e Croácia se enfrentaram na primeira fase da Copa — Foto: Reuters

Marrocos e Croácia fazem neste sábado, às 12h (de Brasília), a disputa do terceiro lugar da Copa do Catar. Geralmente, esse é o jogo de menor interesse da competição, uma vez que todas as atenções estão voltadas para a decisão do dia seguinte, onde os dois perdedores das semifinais queriam estar.

+ Fifa divulga equipe de arbitragem para decisão do terceiro lugar com dois brasileiros + Marrocos se junta a Camarões, Senegal, Costa Rica e outras como seleção "queridinha" da Copa

No entanto, ao longo dos Mundiais, o jogo reserva boas histórias, sendo muitas vezes o melhor resultado de um País. Exemplo que cabe a Marrocos, primeira seleção africana e árabe a chegar entre os quatro melhores. E também a outras seleções como Polônia, Áustria, Turquia e Chile.

+ Técnico de Marrocos se orgulha por campanha: "Queremos terminar em terceiro" + Atacante da Croácia projeta jogo duro por terceiro lugar: "Não será amistoso"

Já a atual vice-campeã Croácia venceu a disputa pelo terceiro lugar logo em sua primeira participação como país independente, em 1998, na França .

Vale destacar que em apenas duas edições não houve uma disputa própria pelo bronze. Na primeira Copa, em 1930, a partida não era prevista no regulamento.

No entanto, a ideia foi sugerida pelo comitê organizador durante a competição. Porém, inconformada com a atuação do árbitro brasileiro Gilberto de Almeida Rêgo na semifinal contra os uruguaios, a Iugoslávia se recusou a disputar a partida. Com isso, os Estados Unidos terminaram na terceira posição, sua melhor colocação até hoje na história.

Já na Copa de 1950, no Brasil, a fase final foi disputada em um quadrangular entre Brasil, Uruguai, Suécia e Espanha. Por sorte, a última rodada marcou o jogo entre Brasil e Uruguai, as duas únicas seleções com chance de título.

+ O rush de Ademir Menezes: como nasceu o maior artilheiro do Brasil em uma única edição de Copa

Assim, indiretamente, Suécia e Espanha jogaram em São Paulo, no mesmo horário da partida entre brasileiros e uruguaios no Maracanã, valendo o terceiro lugar.

E assim como o Brasil, que jogava pelo empate contra o Uruguai e perdeu o título, a Espanha, que também só precisava de uma igualdade, acabou derrotada pela Suécia por 3 a 1, no jogo talvez mais esquecido da história das Copas. Pouco mais de 11 mil pessoas estiveram presentes no Pacaembu .

No geral, o país que mais esteve presente em disputas de terceiros lugares é a Alemanha, com cinco (quatro vitórias e uma derrota), seguido pelo Brasil, com quatro (duas vitórias e duas derrotas).

+ Após vexame na Copa, Alemanha monta comissão para aconselhar técnico

Por sinal, o terceiro lugar foi o primeiro grande feito do futebol brasileiro, conquistado na Copa de 1938, na França, e tendo como principal referência o atacante Leônidas da Silva. Já a última vez em que a seleção precisou disputar o bronze foi em casa, no Mundial de 2014, com derrota para a Holanda por 3 a 0, em Brasília.

A disputa do terceiro lugar também possui um recorde. Afinal, o gol mais rápido da história dos Mundiais saiu na decisão do bronze da edição de 2002, quando o turco Sükür precisou de apenas 11 segundos para balançar as redes da Coreia do Sul . Os turcos venceram por 3 a 2.

As disputas de terceiro e quarto lugares das Copas

Copa de 1930*

3º lugar: Estados Unidos4º lugar: Iugoslávia

Copa de 1934

3º lugar: Alemanha4º lugar: Áustria

Copa de 1938

3º lugar: Brasil4º lugar: Suécia

Copa de 1950**

3º lugar: Suécia4º lugar: Espanha

Copa de 1954

3º lugar: Áustria4º lugar: Uruguai

Copa de 1958

3º lugar: França4º lugar: Alemanha

Copa de 1962

3º lugar: Chile4º lugar: Iugoslávia

Copa de 1966

3º lugar: Portugal4º lugar: União Soviética

Copa de 1970

3º lugar: Alemanha4º lugar: Uruguai

Copa de 1974

3º lugar: Polônia4º lugar: Brasil

Copa de 1978

3º lugar: Brasil4º lugar: Itália

Copa de 1982

3º lugar: Polônia4 lugar: França

Copa de 1986

3º lugar: França4º lugar: Bélgica

Copa de 1990

3º lugar: Itália4º lugar: Inglaterra

Copa de 1994

3º lugar: Suécia4º lugar: Bulgária

Copa de 1998

3º lugar: Croácia4º lugar: Holanda

Copa de 2002

3º lugar: Turquia4º lugar: Coreia do Sul

Copa de 2006

3º lugar: Alemanha4º lugar: Portugal

Copa de 2010

3º lugar: Alemanha4º lugar: Uruguai

Copa de 2014

3º lugar: Holanda4º lugar: Brasil

Copa de 2018

3º lugar: Bélgica4º lugar: Inglaterra

* Não houve um jogo para decidir o terceiro lugar

** A fase final foi disputada em um quadrangular, com os dois jogo sendo disputados de forma simultâneas



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.