Sábado, 13 de Abril de 2024
  • Sábado, 13 de Abril de 2024

Fifa cria "torneio amistoso" para estimular confrontos entre seleções de diferentes continentes

Entidade pretende que jogos ocorram nas janelas de março dos anos pares e chamará competição de "Fifa World Series"

GLOBOESPORTE.COM / MARTíN FERNANDEZ


Gianni Infantino quer estimular maior competição entre seleções de diferentes continentes — Foto: Reuters

A Fifa quer estimular mais duelos entre seleções de continentes diferentes, algo que praticamente não aconteceu desde 2018, quando a Uefa criou sua Liga das Nações e ocupou todas as datas disponíveis com jogos entre seleções europeias.

Por isso, a entidade anunciou que vai criar uma série de torneios amistosos chamados "Fifa World Series", a serem disputados sempre nas datas-Fifa de março dos anos pares. Os detalhes de como isso será viabilizado serão anunciados no ano que vem.

+ América do Sul x Europa: duelos entre continentes antes de Copas é o menor desde 1954

Um levantamento do ge publicado em novembro mostrou que, no ciclo de quatro anos encerrado na Copa do Mundo do Catar, houve apenas 15 partidas entre sul-americanos e europeus, o menor número de 1954.

+ Infantino diz que emoção da Copa de 2022 pode mudar planos da Fifa para formato em 2026

A seleção brasileira, por exemplo, não enfrentou nenhum rival da Europa em amistoso depois da Copa da Rússia, em 2018. A Argentina jogou contra a Itália na "Finalíssima" em junho de 2021, um torneio criado por Conmebol e Uefa para confrontar os campeões vigentes da Copa América e da Euro.

Além da criação da Fifa World Series, a entidade também anunciou nesta sexta-feira outra mudança no calendário do futebol mundial a partir de 2025.

+ Fifa define Marrocos como sede do Mundial de Clubes com Flamengo e Real Madrid + Fifa anuncia novo Mundial de Clubes com 32 times a partir de 2025

A janela internacional (também conhecida como data Fifa) de outubro será extinta e a de setembro será aumentada para comportar quatro jogos de uma vez, em vez dos atuais dois. As demais janelas (ou datas Fifa) permanecem inalteradas: uma em março, outra em junho, outra em novembro.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.