Terça, 16 de Abril de 2024
  • Terça, 16 de Abril de 2024

Com alerta de chuva forte em BH, prefeitura monta força-tarefa com plantão 24 horas

Capital mineira pode registrar mais de 200 milímetros de chuva nos próximos seis dias, principalmente a partir deste domingo (18)

R7 / MINAS GERAIS | DO R7


Capital mineira registrou temporais no início de dezembro - Reprodução / Record TV Minas

Uma força-tarefa vai se mobilizar em Belo Horizonte, a partir deste sábado (17), para conter eventuais reflexos de fortes chuvas que estão previstas para cair na capital mineira nos próximos seis dias. Equipes de diferentes setores da prefeitura estarão em plantão 24 horas por dia.

Segundo a prefeitura, a previsão indica que um volume de chuva superior a 200 milímetros, principalmente a partir deste domingo (18). O alerta vale até a próxima quinta-feira (22).

'O índice implica em um impacto significativo do ponto de vista hidrológico e geológico, o que demanda uma atuação preventiva e emergencial da administração pública e cuidados por parte da população', diz comunicado do executivo municipal.

O plantão contará com equipes da Defesa Civil, Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Assistência Social e Cidadania, BHTrans e Guarda Municipal. O Centro Integrado de Operação de Belo Horizonte (COP-BH) terá a equipe reforçada para o monitoramento da cidade por meio de 3.205 câmeras.

A prefeitura orienta que a população deve deixar as casas a acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 caso identifique sinais de deslizamentos, como trincas na parede, água empoçando no quintal, portas e janelas emperradas, rachaduras, água minando na base de barrancos, inclinações em postes, árvores e muros, além de estalos e pequenas quedas de terra em barrancos.

Para receber alertas de temporais pelo celular, o morador deve enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua onde mora para o número 40199.

Veja as recomendações de segurança da prefeitura:

• Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;

• Coloque calha no telhado da sua casa; 

• Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;

• Não jogue lixo ou entulho na encosta;

• Não despeje esgoto nos barrancos; 

• Não faça queimadas.

Histórico

No início de dezembro, fortes chuvas atingiram Belo Horizonte e região metropolitana. Ruas, casas e comércios foram alagados. O reservatório construído para conter a água na região de Venda Nova, na capital mineira, transbordou.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.