Terça, 16 de Abril de 2024
  • Terça, 16 de Abril de 2024

Instituto abre mil vagas em MS para curso gratuito que prepara jovens para primeiro emprego

As aulas começam em 27 de maio na Plataforma PROA

MIDIAMAX/DIEGO ALVES


divulgação

Instituto PROA abre mil vagas para o curso online gratuito que prepara jovens para o primeiro emprego em Mato Grosso do Sul. As inscrições que são para jovens de 17 a 22 anos vão até 14 de abril e vagas são exclusivas para quem concluiu o Ensino Médio em escolas públicas ou está concluindo esse ano. Além de MS, também há vagas para SP, RJ, MG, PR, SC, RS, GO, DF, BA e PE. Ao todo são 35 mil vagas.

Com formação profissionalizante, as aulas começam em 27 de maio na Plataforma PROA e os interessados devem se inscrever até o dia 14 de abril na página eletrônica do instituto (www.proa.org.br).

Além de habilidades interpessoais, o curso do PROA oferece especialização opcional em Administração, Excel e Power BI, Varejo, Logística, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira ou Atendimento a Clientes.

As vagas são exclusivas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou que estão concluindo esse ano. Elas são distribuídas por estado, sendo 15 mil para São Paulo, 8 mil para o Rio de Janeiro, 4 mil para Minas Gerais e 2 mil para o Rio Grande do Sul. Os estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia terão 1 mil vagas cada e Goiás e Distrito Federal receberão 750 vagas, respectivamente.

Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, a oferta de cursos profissionalizantes é essencial para apoiar jovens que ainda estão buscando o primeiro emprego. “Os últimos dados do IBGE mostram que a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos é de mais de 23%. Isso significa que temos muitos recém-formados do Ensino Médio querendo trabalhar, mas com dificuldades de encontrar emprego por falta de formação técnica e comportamental', constata.

“O PROA surge para potencializar as chances dos jovens de escolas públicas no mercado de trabalho', reforça Alini. “Queremos ser o apoio nessa fase tão importante do início da vida adulta qualificando, desenvolvendo e oferecendo oportunidades reais. Esse é o nosso comprometimento.'

O curso

Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.

O curso tem 100 horas e é dividido em quatro módulos, que preparam os alunos para o primeiro emprego. Os temas são: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Uma vez por semana, os jovens participam de encontros remotos ao vivo mediados por tutores.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São oito carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg).

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.

Serviço

Curso Profissionalizante do PROA

Local: Plataforma PROA (on-line)

Inscrições: https://www.proa.org.br/

Período de inscrições: de 11/03/2024 a 14/04/2024

Início do curso: 27/5/2024

Requisitos

Ter entre 17 e 22 anos; Morar no Estado onde o PROA oferece vagas; Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.Ter entre 17 e 22 anos;Morar no Estado onde o PROA oferece vagas;Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Vagas por Estado

São Paulo: 15 mil

Rio de Janeiro: 8 mil

Minas Gerais: 4 mil

Rio Grande do Sul: 2 mil

Paraná: 1 mil

Santa Catarina: 1 mil

Mato Grosso do Sul: 1 mil

Pernambuco: 1 mil

Bahia: 1 mil

Goiás: 750

Distrito Federal: 750

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um Desenvolvedor Java Junior. A Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco. (Informações, assessoria)



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.