Sexta, 28 de Junho de 2024
  • Sexta, 28 de Junho de 2024

Governo do Estado abre inscrições para 2ª edição do Festival de Cinema Escolar

As escolas da REE podem se inscrever até 22 de julho, sob a temática “Diversidade, Educação e Inclusão – a Diferença nos Enriquece, o Respeito nos Une'

MIDIAMAX/VALESCA CONSOLARO


Foto (SED/MS)

Estão abertas as inscrições para o II Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS – Prêmio “Joel Pizzini'. O evento é voltado aos estudantes devidamente matriculados das escolas da REE (Rede Estadual de Ensino), que podem se inscrever até o dia 22 de julho. O objetivo do festival é incentivar os estudantes a produzirem curtas-metragens, para poderem explorar seus potenciais artísticos na área do audiovisual.

O evento é promovido pela SUPED (Superintendência de Políticas Educacionais), por intermédio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura), tendo como temática da edição de 2024: “Diversidade, Educação e Inclusão – a Diferença nos Enriquece, o Respeito nos Une'.

Cada escola estadual poderá selecionar um curta que deverá ser encaminhado para o Núcleo de Arte e Cultura, com ficha de inscrição devidamente preenchida, que está disponível neste link.

Conforme divulgado pelo Governo do Estado, todos os trabalhos serão submetidos às regras e à avaliação do corpo de jurados. Ao final, serão divulgados os resultados com a entrega da premiação, no dia 6 de setembro, às 13h, em evento no auditório do Bioparque Pantanal.

Festival de 2023

Segundo o secretário de Estado de Educação, Helio Queiroz Daher, na última edição, em 2023, houve mais de 50 curtas inscritos pelos alunos da REE.

Vencedor com o curta ‘Sonho de um Artista’ (2023), o professor orientador Mateus Franco, de Dourados, destaca que precisou pesquisar sobre a linguagem cinematográfica com os alunos para desenvolverem o projeto.

“No ano passado, eu e meus alunos do projeto de teatro encaramos esse desafio de participar do 1° Festival de Cinema. Nossa participação fez com o grupo pesquisas sobre a linguagem cinematográfica, desde a criação dramatúrgica, atuação, encenação até os enquadramentos: planos e ângulos, e por fim, a edição', lembrou o professor Mateus.

Joel Pizzini

O homenageado, Joel Pizzini Filho, nasceu no Rio de Janeiro em 1960 e viveu um período de sua vida em Dourados, juntamente com a sua família. Seu trabalho no cinema inclui direção, roteiro, produção e cinematografia.

Conforme divulgado, ele realizou os filmes: Último Trem (2014); Olho Nu (2012); Dormente (2005); 500 Almas (2004); Glauber Rocha (2004); Enigma de um Dia (1996) e Caramujo-Flor (1988), dentre outros.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos. 📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.