Sexta, 19 de Julho de 2024
  • Sexta, 19 de Julho de 2024

IVINHEMA: Secretaria de saúde de Ivinhema faz alerta sobre Hepatites Virais

ASSESSORIA PREFEITURA


Assessoria prefeitura municipal

A secretaria de saúde do município de Ivinhema, durante o mês de julho está intensificando o alerta para as contaminações das hepatites virais.

Existem 5 tipos de hepatite, A, B, C, D e E, as mais comuns no Brasil são do tipo A, B e C, existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D, (mais comum na região Norte do país).

A Hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por um vírus ou por alguma reação do corpo a substâncias como álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para outra.

É muito importante lavar bem as mãos com água e sabão antes das refeições e após ir ao banheiro, lavar bem frutas e legumes, principalmente quando forem ingeridos crus, beba água filtrada ou fervida.

Fazer o uso de preservativos durante as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. Não compartilhe agulhas, seringas e outros materiais no uso de drogas injetáveis.

A secretaria de saúde do município de Ivinhema recomenda que ao ter sintomas como cansaço e tontura, ânsia de vômito, dor na região do fígado, febre, corpo amarelado, principalmente nos olhos, urina escura ou fezes brancas procure atendimento médico imediatamente.

 



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.