Sexta, 19 de Julho de 2024
  • Sexta, 19 de Julho de 2024

Bairro humilde, bandeiras na chuteira e pai engajado: as origens de Lamine Yamal

Estrela de 16 anos da Espanha leva para dentro de campo o orgulho do lugar em que nasceu através de símbolos, como o número 304, código postal da região em que ele foi criado

GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Com brilho do menino Yamal, Espanha bate a França e vai à decisão

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp

Lamine Yamal faz 17 anos neste sábado, mas carrega consciência de gente grande. A joia do Barcelona e do ataque da Espanha na Eurocopa 2024 faz questão de mostrar ao mundo, durante os jogos, as origens da família. O jovem leva na chuteira as bandeiras dos países de origem dos pais imigrantes, além do número que representa o bairro espanhol onde ele cresceu.

Yamal foi criado em Rocafonda, bairro humilde da cidade de Mataró, a 30 km de Barcelona. Apesar de ter nascido em território espanhol, Lamine tem outras duas nacionalidades devido às origens da família. A mãe nasceu na Guiné Equatorial, enquanto o pai é marroquino.

Barcelona recusa proposta recorde do PSG por YamalVeja todos os recordes da carreira de Lamine Yamal

O autor do gol que abriu o caminho para classificação contra a França, nas semifinais da Eurocopa 2024, tem as duas bandeiras, da Guiné e de Marrocos, marcadas na chuteiras. A tradição acompanha o menino antes mesmo de estrear na Eurocopa, nos jogos do Barcelona, clube em que começou na base aos sete anos. Yamal foi promovido ao profissional aos 15 e desde então é uma das maiores promessas da história do time catalão.

Outra homenagem às origens também está destacada no calçado e acompanha Lamine desde o início no Barcelona: o número 304. Nas comemorações do menino, ele faz o sinal com os números com as mãos, representando o código postal de Rocafonda. Com cerca de 15 mil habitantes, o bairro tem Yamal como grande ídolo local.

Pai de Yamal x extremistas

Por ser um bairro humilde e de maioria imigrante (cerca de metade dos habitantes é marroquino) Rocafonda sofre constante ataques pela diversidade presente. O local é alvo, por exemplo, do VOX, partido da extrema-direita espanhola, que já se referiu à região como "lugar de esterco multicultural".

O pai de Lamine, Mounir Nasroui, já se envolveu em problemas com a polícia por defender o bairro desse mesmo partido. Em maio do ano passado, menos de um mês depois da estreia de Yamal com a camisa profissional do Barcelona, Nasroui atacou uma tenda do VOX que fazia campanha eleitoral em Rocafonda, com gritos de "racistas".

A polícia foi chamada para retirá-lo do local. Mounir foi julgado e precisou pagar uma multa de 546 euros (aproximadamente R$ 2.100 na cotação atual), além de ter que indenizar um dos integrantes do partido pelos danos.

— Tive motivos. Sou um ser humano — disse o pai de Yamal em julgamento.

A estrela da seleção da Espanha volta a campo no domingo, na grande final da Eurocopa 2024. O adversário será definido no confronto entre Holanda e Inglaterra, nesta quarta-feira. A partida ocorrerá às 16h e terá acompanhamento em tempo real do ge.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.