Sexta, 26 de Julho de 2024
  • Sexta, 26 de Julho de 2024

Rei dos recordes? Veja marcas que Mbappé já alcançou e ainda pode alcançar em Copas do Mundo

Com apenas 23 anos de idade, francês pode sagrar-se bicampeão mundial neste domingo

GLOBOESPORTE.COM / GUSTAVO PEREIRA


Kylian Mbappe comemora gol contra a Polônia na Copa — Foto: Lee Smith/Reuters

Kylian Mbappé não cansa de fazer história. Com apenas 23 anos de idade, o francês pode erguer, no próximo domingo, seu segundo troféu de Copa do Mundo. Campeão em 2018, com direito a gol na final contra a Croácia, Mbappé tornou-se, à época, o segundo jogador mais jovem a marcar em uma decisão de Mundial, aos 19 anos de idade . O francês fica atrás apenas de Pelé, que, com apenas 17 anos, marcou na final da Copa de 1958 diante da Suécia.

Na Copa de 2022, Mbappé conseguiu superar uma marca do Rei do Futebol: com cinco gols anotados até aqui, o camisa 10 da França alcançou a marca de nove em Copas do Mundo, e bateu o recorde de Pelé: o de jogador com mais gols antes dos 24 anos . O brasileiro parabenizou Kylian pela marca no twitter.

- Obrigado, Mbappe, fico feliz em ver você quebrando mais um dos meus recordes nessa Copa, meu amigo! ❤️🙏🏾

No jogo contra a Austrália, ainda na fase de grupos, o francês se tornou o mais jovem a chegar aos 60 jogos pela sua seleção , ultrapassando o volante Paul Pogba, que atingiu os 60 jogos com 25 anos.

Se imaginarmos que Mbappé ainda jogará pelo menos mais três Copas do Mundo - terá 35 anos no Mundial de 2034 -, podemos tentar prever as marcas que o craque ainda irá alcançar na carreira.

Maior artilheiro da França em Copas

O francês é o atual artilheiro da Copa do Catar, ao lado de Messi, com cinco bolas na rede até aqui. Com os outros quatro gols marcados na Copa da Rússia, são nove no total. Neste Mundial, o atacante ultrapassou o recorde de artilharia estabelecido por Thierry Henry, Zinedine Zidane e Michel Platini e se tornou o segundo maior goleador da história da França em Copas, atrás apenas de Just Fontaine, que tem 13. Com apenas mais quatro bolas na rede para igualar Fontaine, esta é uma marca que Mbappé provavelmente poderá chamar de sua até o fim da carreira.

Mais Copas vencidas até 24 anos

Na iminência de disputar sua segunda final consecutiva, Mbappé pode entrar para a seleta galeria de bicampeões de Copa do Mundo. Com a sua idade, então, o círculo é mais restrito ainda. Caso vença a Argentina e levante o troféu, o jovem igualará Pelé, e ambos serão os únicos atletas a conquistar o principal troféu do futebol em duas oportunidades com menos de 24 anos . Não custa lembrar que Mbappé fará seu aniversário de 24 anos no dia 20 de dezembro, dois dias após a final da Copa.

Gols em finais consecutivas

Mbappé já tem um gol em final de Copa, já que marcou na decisão contra a Croácia, em 2018. Caso marque também contra a Argentina, no próximo domingo, ele entrará para o hall de jogadores que conseguiram o feito de marcar em mais de uma final. São eles os brasileiros Vavá e Pelé, o alemão Paul Breitner e o francês Zidane.

Entre os citados, apenas Vavá conseguiu marcar em duas finais consecutivas: 1958 e 1962. Portanto, Mbappé seria o segundo a atingir a marca.

Mais jogos pela seleção francesa

O goleiro Lloris detém o recorde de aparições com a camisa francesa em Copas. No Mundial deste ano, ele alcançou a marca de 19 jogos (e ainda tem um a disputar). Aos 35 anos, Lloris provavelmente está se despedindo das Copas, e Mbappé, apenas seis jogos atrás de seu companheiro, pode bater essa marca já no próximo Mundial.

Maior artilheiro da história das Copas

Com nove gols e ainda uma partida por jogar nesta Copa, Mbappé ainda está longe de Miroslav Klose, que segue no topo do ranking com 16 bolas na rede. Contudo, se mantiver a média de 4,5 gols por Mundial, o francês fatalmente quebrará o recorde do alemão nas duas próximas Copas do Mundo.

Mais vitórias

Além do recorde de gols em Copas, Klose tem também o maior número de vitórias na competição: 17. Com o triunfo sobre Marrocos, Mbappé já acumula 11, e ainda tem uma final pela frente. Em caso de vitória, faltarão apenas cinco para o recorde de Klose. Dificilmente o craque não alcançará mais esta marca nas próximas Copas.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.