Geral
Índice de turismo cresce 3,4% em junho e será expandido para 17 locais a partir de setembro
No acumulado do primeiro semestre de 2024, o turismo expandiu 1,3% em relação ao mesmo período de 2023
MIDIAMAX/OSVALDO SATO
O índice de atividades turísticas cresceu 3,4% em junho em comparação a maio, após uma queda de 0,9% entre abril e maio. Dessa forma, o setor de turismo estava 7,7% acima do nível pré-pandemia de fevereiro de 2020 e apenas 0,1% abaixo do ponto mais alto da série, registrado em fevereiro de 2014.
Regionalmente, todos os 12 locais pesquisados mostraram alta. Destacam-se São Paulo com 4,0% e Rio de Janeiro com 8,2%. Além deles, Bahia (5,5%), Rio Grande do Sul (8,5%) e Minas Gerais (1,6%) também tiveram bons resultados.
No acumulado do primeiro semestre de 2024, o turismo expandiu 1,3% em relação ao mesmo período de 2023. Sete dos 12 locais registraram taxas positivas. Minas Gerais liderou com 9,0%, seguido por Rio de Janeiro (5,0%), Bahia (9,1%), Paraná (5,0%) e Santa Catarina (6,1%). Em contraste, o Rio Grande do Sul apresentou a maior queda (-16,0%), seguido por Distrito Federal (-5,4%), Espírito Santo (-8,8%) e Goiás (-4,9%).
Ampliação do Indicador de Turismo
A partir de setembro, a Pesquisa Mensal de Serviços incluirá 17 locais no índice de atividades turísticas, ampliando dos atuais 12. A partir de julho de 2024, a pesquisa cobrirá os estados de Amazonas (AM), Pará (PA), Rio Grande do Norte (RN), Alagoas (AL) e Mato Grosso (MT). Esses estados se juntarão às Unidades da Federação já pesquisadas: Ceará (CE), Bahia (BA), Pernambuco (PE), Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS), Goiás (GO) e Distrito Federal (DF).
Mais sobre a Pesquisa
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) fornece indicadores que monitoram o setor de serviços no país. Ela investiga a receita bruta de serviços em empresas com 20 ou mais funcionários, excluindo as áreas de saúde e educação. Os resultados cobrem o Brasil e todas as Unidades da Federação e estão disponíveis no Sidra.
Esta é a décima oitava divulgação da nova série da pesquisa. A amostra de empresas e a metodologia foram atualizadas para refletir mudanças econômicas na sociedade. Essas atualizações são periodicamente implementadas pelo IBGE. A próxima divulgação da PMS, referente a julho, será em 11 de setembro.