Editorias / Esportes
Popó x Wanderlei: Hebert domina Yamaguchi e conquista cinturão latino-americano
Em luta marcada por resistência de Yamaguchi e Com resistência de capixaba, baiano dominou luta no Spaten Fight Night, manteve cinturão brasileiro e obteve o cinturão latino-americano dos pesos-super-médios
GloboEsporte.com / Vitória Lemos e Wesley Felix
Duas edições de Spaten Fight Night e duas vitórias para Hebert Conceição. Neste sábado (27), o baiano derrotou Yamaguchi Falcão por decisão unânime. Com o resultado positivo, não só manteve o título brasileiro, como conquistou o cinturão latino-americano na divisão do peso-super-médio da Organização Mundial de Boxe (WBO).
Siga o canal de MMA, boxe e outras lutas do ge no WhatsApp
O duelo entre medalhistas olímpicos teve dez rounds de três minutos. Hebert, de 27 anos, foi campeão olímpico em Tóquio-2020, enquanto Yamaguchi, de 37, foi bronze em Londres-2012. Havia a expectativa de que Hebert, favorito à luta, pudesse conseguir um nocaute de forma rápida, mas isso não aconteceu.
+ Thiago Manchinha vence Wanderson Barcellos em luta de MMA
O baiano, de fato, foi dominante durante todo o momento, mas Yamaguchi foi resistente e permaneceu na luta até o final. Em sinal de respeito, os dois atletas chegaram a se abraçar antes do início do décimo round e se ajoelharam no ringue um de frente ao outro ao final da luta, dizendo palavras de carinho e apoio.
O resultado faz com que Hebert Conceição siga com o cartel profissional invicto. Agora, ele tem nove vitórias em nove lutas. O triunfo no Spaten Fight Night lhe garantiu a manutenção do cinturão dos pesos-médios do Conselho Nacional de Boxe (CNB) e a conquista do cinturão latino-americano da WBO, que estava vago.
Como foi a luta
Hebert tomou a iniciativa do combate e foi dominante o tempo todo. Já no primeiro round, o campeão olímpico fez o adversário sentir ao conectar boas sequências de golpes. O cenário se manteve no segundo assalto: o baiano seguiu com um forte ritmo e acertou jabs certeiros no capixaba.
O nariz de Yamaguchi chegou a sangrar no terceiro round, com o ritmo incessante de golpes aplicados por Hebert. Na quarta parcial, Yamaguchi mostrou que a esquiva está em dia e desviou de algumas sequências de golpes do adversário, o que levantou o público que assistia à luta.
Hebert e Yamaguchi protagonizaram outros momentos descontraídos que também levaram a torcida ao delírio. O capixaba fez brincadeiras e levantou o público com dancinhas, chamando Hebert para cima. No quarto round, os dois chegaram a dar um abraço após Yamaguchi escapar bem de uma sequência de golpes.
Escorregões
A partir do sexto round, o ringue ficou molhado e os lutadores passaram a sofrer com escorregões, em especial Hebert Conceição. O baiano escorregou em diversas oportunidades nas parciais finais da luta, chegando a ir ao chão em três oportunidades - sempre com desequilíbrios gerados pelo solo molhado.
Depois da primeira queda, Hebert impôs sequências rápidas de golpes e levou Yamaguchi para as cordas em algumas vezes. O dono do cinturão brasileiro chegou a acelerar o ritmo na reta final da luta, mas Yamaguchi resistiu bem e permaneceu no ringue até o final.
Ao iniciar o décimo round, os dois deram um novo abraço, como sinal da vitória pela resistência de Yamaguchi. No fim do combate, todos os juízes deram vitória por 100-90 para Hebert, que, assim, conquistou a vitória por decisão unânime.
Confira o resultado completo do evento:
Spaten Fight Night São Paulo, 27 de setembro de 2025
Card do evento Boxe: Wanderlei Silva x Popó Freitas - peso combinado Boxe: Bia Ferreira x Maira Moneo - peso-leve Hebert Conceição venceu Yamaguchi Falcão por decisão unânime (triplo 100 - 90) Thiago Manchinha venceu Wanderson Barcellos por decisão unânime (triplo 29 - 28)