Equipe de robótica Sesi Ourinhos ganha título inédito e se classifica em mundial

Alunos de Ourinhos (SP) conquistam primeiro título na categoria Ensino Médio e se preparam para o mundial na Coreia do Sul, em julho de 2026.

G1 / Clara Sganzerla*


A equipe de robótica do Sesi Ourinhos (SP) conquistou um título inédito durante o torneio realizado em Vitória (ES) do dia 13 a 19 de outubro.

A equipe foi composta pelos alunos do primeiro ano do ensino médio Talles Leandro Pedroso, Miguel Maximos Ramos, Lucas Miranda de Souza e Giovanna Bueno de Souza e sob a orientação do técnico Murilo Rodrigues Foz.

Durante o campeonato, o time precisava desenvolver dois robôs autônomos capazes de jogar futebol, rastreando a bola e tomando decisões sem a intervenção humana.

Para o técnico da equipe, Murilo, a conquista foi fruto de todo o empenho e dedicação dentro da instituição, que é referência em educação tecnológica e inovação

A equipe de robótica do Sesi Ourinhos (SP) conquistou um título inédito na categoria ensino médio durante o torneio RoboCup Brasil, realizado em Vitória (ES) do dia 13 a 19 de outubro, e garantiram uma vaga no mundial na Coreia do Sul em julho de 2026.

A equipe foi composta pelos alunos do primeiro ano Talles Leandro Pedroso, Miguel Maximos Ramos, Lucas Miranda de Souza e Giovanna Bueno de Souza e sob a orientação do técnico Murilo Rodrigues Foz.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

Durante o campeonato, que envolvia diversas categorias, o time precisava desenvolver dois robôs autônomos capazes de jogar futebol , rastreando a bola e tomando decisões sem a intervenção humana. Quem fizesse mais gols, vencia.

Para o técnico da equipe, Murilo, a conquista foi fruto de todo o empenho e dedicação dentro da instituição, que é referência em educação tecnológica e inovação.

A robótica faz parte do currículo desde o 1º ano do ensino fundamental de todas as unidades e os alunos são incentivados a participarem de competições desde cedo. (Veja abaixo uma reportagem sobre conquista do Sesi de Barra Bonita em março de 2025).

“É uma conquista que tem um significado muito especial. Ter começado aqui como aluno e, hoje, poder orientar uma equipe campeã nacional é motivo de muito orgulho. Ver nossos alunos alcançando resultados tão expressivos é a prova de que estamos no caminho certo, formando jovens preparados para transformar o futuro', destaca o técnico da equipe.

Talles Leandro Pedroso, de 16 anos, destacou que participar da competição já foi uma experiência muito diferente.

“‘A competição foi incrível, foi uma experiência muito diferente, Vitória é uma cidade maravilhosa e, com o trabalho em conjunto da nossa equipe, conseguimos nos consagrar campeões. Acabamos de ter uma recepção aqui na escola todo mundo muito animado, muito orgulhoso, nossos pais com muita saudade', relata o aluno em entrevista ao g1.

Quando questionado sobre os planos para o mundial, as expectativas já estão altas: “Para o ano que vem é trabalhar o triplo, porque o Mundial é sim muito complicado. As equipes internacionais são muito fortes, mas a gente vai dar nosso máximo para conseguir um resultado para o Brasil', finaliza.

*Sob a supervisão de Mariana Bonora

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

VÍDEOS: assista às reportagens da região


Comentários