Prefeitura de Araraquara aumenta valor venal de imóveis e IPTU fica mais caro em 2026

Carnês devem ser impressos e distribuídos pela administração ainda no fim deste ano, com vencimentos previstos para o ano que vem

A Cidade ON/Walter Strozzi


Decreto publicado pela Prefeitura de Araraquara no Diário Oficial deste sábado (25) reajustou o valor venal dos imóveis e, consequentemente, deixou o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) mais caro para o exercício de 2026. Os carnês devem ser impressos e distribuídos pela administração ainda no fim deste ano, com vencimentos previstos para o ano que vem.

O documento estabelece um reajuste de 5,17% no valor venal dos imóveis na planta genérica de valores. Segundo a administração, o percentual se refere ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado no período de outubro de 2024 a setembro de 2025. Esse percentual é pouco maior que o apurado no ano passado, quando a Prefeitura aumentou o cálculo em 4,24%.

O reajuste no valor do IPTU vinha sendo ventilado nos bastidores após reunião entre representantes do Executivo e Legislativo. Representantes da administração municipal demonstraram haver uma defasagem de 40% no valor cobrado pelo imposto em comparação com cidades da região, como São Carlos, Ribeirão Preto e Bauru.


Comentários