Sexta, 12 de Abril de 2024
  • Sexta, 12 de Abril de 2024

Confira a coluna Diálogo, na íntegra, desta segunda, 19 de Dezembro de 2022

Por Ester Figueiredo ([email protected])

CORREIO DO ESTADO / ESTER FIGUEIREDO ([EMAIL PROTECTED])


dialogo

PAUL VALÉRY ESCRITOR FRANCÊS Os homens distinguem-se por aquilo que mostram e assemelham-se por aquilo que escondem'. FELPUDA  

Os homens distinguem-se por aquilo que mostram e assemelham-se por aquilo que escondem'.

FELPUDA  

Tal qual fênix, político que foi mandado para casa pelas urnas pensa em renascer das cinzas  e admite que poderá tentar 'sair do sereno'  daqui dois anos. Por enquanto, segundo se sabe,  vem atirando em todas as linhas para ver se consegue  pelo menos uma 'boquinha' para continuar mantendo  endereço em Brasília.

Mas já declarou que não está  fora de cogitação disputar a Prefeitura de Campo Grande.  Aliás, ele viria como 'salvador da pátria', para evitar  que o clã desapareça da vida pública.

SEM PESO  

Os 10 deputados estaduais eleitos  e que registraram maior votação em Campo Grande  não apresentaram desempenho considerado de peso no balanço geral.  A votação no interior não foi significativa para a maioria  desses parlamentares.  

Para se ter ideia, o campeão  nas urnas na Capital ficou  em 10º no ranking das 24 cadeiras do Legislativo estadual.  Mas alguns que não aparecem  na lista, 'bamburraram'  nos outros municípios. Realmente, as urnas são 'caixinhas de surpresa'.

SÓ ALEGRIA  

Um dos vereadores do interior  de MS acusado de esquema  de corrupção, onde dinheiro público desviado servia  de 'mensalinho'' para ele  e alguns colegas, não hesitou  em gastar nababescamente  em viagens que chamaram  atenção nas investigações.  

Ao lado da cara-metade,  curtiu o dolce far niente  nas paradisíacas Ilhas Maldivas  e uma temporada em Dubai,  nos Emirados Árabes Unidos. Agora, as contas  da galerinha estão  na mira da Justiça.  Como se vê...

QUER NÃO  

Prestes a deixar o comando político-administrativo de MS,  o governador Reinaldo Azambuja descartou a possibilidade  de disputar a Prefeitura  de Campo Grande  nas eleições de 2024.  

Como presidente do PSDB,  estará, porém, articulando  para que o partido tenha  candidato competitivo para tentar conquistar a cadeira mais importante do Paço Municipal.  Seu caminho poderá ser candidatura ao Senado, em 2026.

PENSANDO  

Em 2012, o comando da Prefeitura  de Campo Grande esteve  nos sonhos de Reinaldo Azambuja. Ele chegou a disputá-la,  mas não teve sucesso.  Dois anos depois, ele foi eleito governador e está encerrando  o seu segundo mandato.  

Ele já foi também prefeito  de Maracaju, deputado estadual  e deputado federal.  É a liderança mais forte do ninho tucano e como em 2026 serão duas vagas para o Senado, ele poderá  se candidatar a uma delas. 

VORAZ 

Na análise de políticos mais atentos às movimentações das peças partidárias, o governador eleito Eduardo Riedel estaria enfrentando a sua primeira crise, antes mesmo de ter tomado posse.  

Algumas siglas aliadas  estão mostrando apetite voraz  nas reivindicações de espaços  na futura administração estadual  e apagar esse incêndio  não estaria sendo fácil.

FATURA  

O que até então era tido  como favas contadas no ninho tucano sobre a tranquilidade  para o início da nova administração acabou  se tornando um problema.  

Os partidos aliados que auxiliaram Eduardo Riedel a vencer a disputa eleitoral estão, agora, cobrando  a fatura e 'carimbando'  o que desejam. Dizem que são 'muitas bocas para poucas fatias'.

TCHAU 

Quem já se despediu dos colegas foi o deputado estadual José Carlos Barbosa, que vai aguardar  até o dia 1º de janeiro para tomar posse como vice-governador.  Ele cumpriu dois mandatos na Assembleia Legislativa de MS  e já foi prefeito de Angélica. 

DIPLOMAÇÃO  

Hoje, o TRE/MS promoverá a solenidade de diplomação dos eleitos em outubro. Será às 19h30min, no Ondara Palace, quando receberão seus diplomas o governador, o vice-governador, a senadora, os oito deputados federais e os 24 deputados estaduais.

ANIVERSARIANTES 



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.