Quarta, 17 de Julho de 2024
  • Quarta, 17 de Julho de 2024

Parlamento Europeu entrega Prêmio Sakharov ao povo ucraniano

Distinção será entregue a quatro representntes do povo ucraniano

RTP*


© Reuters/Yves Herman/Direitos Reservados

O Parlamento Europeu entrega nesta quarta-feira (14) o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento ao povo ucraniano pela sua resistência à invasão lançada pela Rússia em 24 de fevereiro deste ano.

Em cerimônia em Estrasburgo, na França, a distinção será atribuída a quatro representantes do povo ucraniano: Yarosalv Bozkho, do Movimento de Resistência Fita Amarela, Oleksandra Matviychuk, fundadora do Centro de Liberdades Civis da Ucrânia, Ivan Fedorov, presidente eleito da câmara de Melitopol (Sul), e Yulia Paievska, conhecida internacionalmente por ter fundado o serviço voluntário de ambulâncias “Taira’s Angels'.

Na mesma cerimônia, está prevista a intervenção por videoconferência do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Ontem, em um seminário também realizado em Estrasburgo, os representantes ucranianos insistiram que a luta do povo não é por território, mas sim pela liberdade e pelos valores democráticos da Europa.

O Parlamento Europeu atribui anualmente, desde 1988, o Prômio Sakharov para a Liberdade de Pensamento a indivíduos ou organizações que se destacam pela sua contribuição para a defesa dos direitos humanos e da democracia.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.