Economia
Mamanguape abre processo seletivo para Residência de Medicina de Família e Comunidade
A Secretaria de Saúde de Mamanguape, na Zona da Mata da Paraíba, abriu inscrições para o processo seletivo de Residência de Medicina...
R7 / PORTAL CORREIO | POR PORTAL CORREIO
A Secretaria de Saúde de Mamanguape, na Zona da Mata da Paraíba, abriu inscrições para o processo seletivo de Residência de Medicina da Família e Comunidade. As inscrições ocorrem até 8 de janeiro de 2023.
Mamanguape foi contemplada com três bolsas que terão a duração de dois anos, dentro do Programa Medicina de Família e Comunidade (Parecer CNRM Nº 1398/2019).
A seleção será realizada pela Escola de Saúde Pública da Paraíba e coordenada pela Comissão do Processo Seletivo, por coordenadores dos programas de residência médica e por profissionais vinculados às instituições de ensino parceiras dos programas.
Os residentes receberão mensalmente uma bolsa de residência estipulada pelos Ministérios da Saúde e Educação, no valor bruto atual de R$ 4.106,09, de acordo com a Portaria Interministerial MEC/MS Nº 9 de 13 de outubro de 2021, mais uma Bolsa Complementar no valor de R$ 6.669,57 paga pelo Município.
Serão deduzidos deste valor, conforme legislação, apenas a contribuição previdenciária e o imposto de renda pessoa física.
A prova será aplicada no dia 22 de janeiro de 2023, com início às 8h30 e duração de três horas e poderão ocorrer nos municípios de João Pessoa, Cajazeiras, Campina Grande e Patos, devendo os candidatos fazerem a opção pelo local de prova no ato da inscrição. O local de realização da prova objetiva será divulgado no site da ESP-PB (https://esp.pb.gov.br/editais).
A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos.
Trata-se de uma seleção pública, que possibilita o ingresso em curso de especialização destinado a médicos, financiado por meio de bolsas pecuniárias de caráter não salarial.