Domingo, 07 de Julho de 2024
  • Domingo, 07 de Julho de 2024

Campo Grande lança campanha contra queimadas urbanas; saiba como denunciar

Neste ano, Mato Grosso do Sul enfrenta uma das maiores secas da história, algo favorável para maior ocorrência de queimadas

MIDIAMAX/VALESCA CONSOLARO


Queimadas urbanas em Campo Grande (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Campanha Diga Não às Queimadas Urbanas – Agosto Alaranjado 2024, lançada nesta quinta-feira (4) em Campo Grande, visa conscientizar sobre o risco de provocar incêndios nas cidades, sob o tema “Mude seu hábito, não o clima!'.

Segundo dados divulgados pela prefeitura, em 2023, foram registrados 2.067 incêndios em vegetação atendidos pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) na área urbana e rural de Campo Grande.

Neste ano, até meados de maior, o CBBMS atendeu 1.204 ocorrências de incêndio em vegetação ou edificação — 936 e 271, respectivamente.

Enquanto isso, a Ouvidoria Geral do Munícipio (OGM-156) protocolou 314 denúncias de utilização de fogo para a limpeza de terrenos baldios.

Além disso, nesse mesmo período, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) autuou e multou 140 proprietários de terrenos baldios por utilizarem queimadas para a limpeza. As multas podem variar de R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00.

As queimadas urbanas integram um dos fatores que prejudicam a saúde, sobretudo no campo das doenças respiratórias. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em 2023 foram realizados 74.598 atendimentos relacionados a problemas respiratórios.

Neste ano, Mato Grosso do Sul enfrenta uma das maiores secas da história, algo favorável para a ocorrência de incêndios em função do calor. Desse modo, a conscientização e cuidados são necessários nesse momento.

Como e quando realizar denúncias?

Para realizar a denúncia da queimada urbana sem flagrante, o cidadão tem disponível a central telefônica 156, o canal digital https://fala.campogrande.ms.gov.br ou o aplicativo Fala Campo Grande.

Já em casos de queimada urbana com flagrante, o cidadão pode realizar a denúncia por meio da central telefônica 153, acionando assim a Guarda Civil Municipal, com atendimento 24h disponíveis.

Em áreas rurais, as denúncias podem ser realizadas por meio do telefone 190, da Polícia Militar Ambiental, também disponível 24h.

Nos casos de emergência, o cidadão deve ligar no 193, para acionar o Corpo de Bombeiros, também com atendimento 24h.

Campanha acontece há 7 anos

A campanha, instituída desde 2017, é promovida pela prefeitura de Campo Grande e organizada pelo Comif (Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos(), coordenado conjuntamente pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o tema da campanha deste ano é “Mude seu hábito, não o clima!'

“O trabalho de conscientização e prevenção realizado pelo COMIF é essencial para que as pessoas conheçam as consequências das queimadas e se tornem agentes multiplicadores da informação, principalmente no período de estiagem extensa”, pontua uma das coordenadoras do COMIF, a engenheira ambiental Amanda Mariano.

Composto por 16 órgãos e entidades, o COMIF tem por objetivo promover o intercâmbio de informações e o planejamento de ações conjuntas voltadas à prevenção de riscos e ao combate dos focos de incêndios.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos. 📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.