Deputados rejeitam PL e Azambuja deve carregar poucos parlamentares para novo partido

InvestigaMS/Wendell Reis


Para alívio de filiados ao Partido Liberal (PL), a chegada de Reinaldo Azambuja (PSDB) ao partido não deve influenciar muito nas novas filiações. A reportagem apurou que a maioria dos deputados ligados ao grupo de Eduardo Riedel (PSDB) e Reinaldo Azambuja não pretende acompanhar o ex-governador no novo partido.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

O trio de deputados do PSDB (Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende), por exemplo, descarta filiação ao PL. Beto Pereira disse à reportagem nesta manhã que aguarda definições sobre o próprio PSDB e tratativas sobre federações envolvendo Republicanos, MDB e PSD. Ele negou filiação ao PL.

Por enquanto, apenas a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) é dada como certa no PL para concorrer a uma das vagas de deputada federal. Mara deve ser acompanhada pelo deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), que também pretende se filiar ao PL, mas para concorrer como deputado estadual.

O restante do grupo aguarda definições de Riedel e Reinaldo para decidirem o futuro. É o caso do deputado Jamilson Name (PSDB). Ele disse à reportagem que aguarda Reinaldo e Riedel e não descarta filiação ao PL, caso seja orientação dos líderes. Todavia, a maioria dos deputados não pretende se filiar ao PL.

Riedel e Reinaldo têm hoje 21 deputados que estarão na coligação. Três já são filiados ao PL (Coronel David, Neno Razuk e João Henrique Catan). Embora seja de oposição, João Henrique será comandado por Reinaldo Azambuja, se confirmada a filiação dele no partido de Jair Bolsonaro.

Mara e Zé Teixeira acompanharão Reinaldo e ainda sobrarão 16 deputados para serem encaixados em partidos que estarão na coligação de Riedel. Como o grupo pretende trabalhar com, no máximo, quatro partidos, serão 16 para três siglas, o que deve aumentar a concorrência por uma vaga.

Deputados do PL chegaram a conversar com Jair Bolsonaro sobre possível filiação de Reinaldo Azambuja. Na ocasião, disseram que gostariam de acompanhar o processo de filiação de novos, temendo que pudessem perder a reeleição por conta da concorrência.

Entretanto, recentemente, Reinaldo disse que o assunto foi tema da última reunião com Bolsonaro e o ex-presidente não vetou entrada de novos filiados, deixando-o livre para trazer novos membros, caso se filie ao PL.


Comentários