Editorias / Policial
Podemos e PSDB continuam enrolados e filiados não sabem se poderão aproveitar janela
InvestigaMS/Wendell Reis
Perto de oficializarem a união das siglas, Podemos e PSDB ainda não decidiram se farão fusão ou incorporação, posição que será de extrema importância para o futuro dos filiados.
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM
O PSDB marcou convenção nacional no dia 5 de junho, mas até agora as lideranças ouvidas pela reportagem não sabem como se dará essa união, por conta da confusão entre federação e incorporação.
Filiados ao PSDB não querem perder o nome da sigla e defendem a incorporação do Podemos, que simplesmente deixaria de existir.
Se realizada a incorporação, filiados ao Podemos terão o direito de trocar de partido, mas do PSDB, não. Lideranças do PSDB defendem a incorporação para impedir que filiados deixem o partido.
No caso de deputados, esta questão não vai interferir, porque eles terão janela aberta no próximo ano. Já os vereadores, 256 do PSDB no Estado, não poderão seguir as lideranças, Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja, que devem sair do partido. Eles só poderão trocar de sigla, sem perder o mandato, em 2028.
O PSDB de Mato Grosso do Sul, especialmente os vereadores, torcem por uma fusão para que consigam trocar de partido com os líderes. Na fusão, filiados ao Podemos e PSDB terão direito de trocar de sigla sem perder o mandato.
Nesta confusão, ainda há quem enxergue uma janela para saída, seja na incorporação ou fusão, mas ninguém tem certeza de nada até o momento.
Riedel articula filiação, mas faz questão de dizer que pode continuar no partido. PP é o destino mais provável, mas Riedel também avalia mudar para o PSD. Já Reinaldo Azambuja negocia filiação ao PL.














