Homem é preso em flagrante por suspeita de falsificar whisky em Monte Alto, SP

Polícia encontrou tonéis com álcool de cereal, embalagens e rótulos de marca conhecida

Portal Ternura


A Polícia Civil de Monte Alto (SP) prendeu, na manha desta quinta-feira (29), um homem em uma fábrica clandestina de whisky que funcionava dentro de uma casa. 

O suspeito foi encontrado durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. 

A operação contou com apoio de equipes da capital paulista.

Segundo a investigação, o local operava com uma estrutura completa para produção de whisky falsificado, utilizando ingredientes impróprios para o consumo humano, como álcool de cereal, com teor alcoólico próximo de 90%, e açúcar queimado, que dava à bebida a cor característica.

Nas imagens registradas pela polícia, é possível ver dezenas de garrafas que foram produzidas no local, com direito a rótulos, embalagens e tampas de uma marca conhecida no mercado.

Produção caseira

De acordo com o delegado Marcelo Lourenço, responsável pelo caso, a fabricação acontecia de maneira totalmente artesanal.

"Foi possível localizar todas essas bebidas produzidas dentro da residência. O indivíduo estava fazendo todo o processo, desde a mistura dos ingredientes até o envase e lacre das garrafas. Encontramos bebidas já prontas para serem comercializadas, além de tonéis cheios de álcool de cereal, que era misturado com água e essência de whisky", afirmou o delegado.

A fábrica clandestina contava ainda com equipamentos para selar e embalar os produtos, o que dava aparência de originalidade às garrafas falsificadas.

A polícia chegou até o endereço em Monte Alto após o desdobramento de uma operação realizada na capital paulista no mês passado. Na ocasião, agentes apreenderam uma grande quantidade de bebidas alcoólicas adulteradas, incluindo uísques e vodkas. Lá, os falsificadores utilizavam até etanol (álcool de posto) na produção.

A conexão entre os dois casos foi estabelecida quando os investigadores identificaram que parte das bebidas fabricadas na capital estava sendo vendida em adegas da região de Monte Alto, o que levou à identificação do novo suspeito.

O homem preso nesta quinta-feira vai responder por falsificação de produto destinado ao consumo e deve passar por audiência de custódia nas próximas horas.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/05/29/homem-e-preso-em-flagrante-por-suspeita-de-falsificar-whisky-em-monte-alto-sp.ghtml


Comentários