Editorias / Policial
Câmara aprova título a deputado do PSOL que corre o risco de ser cassado
InvestigaMS/Wendell Reis
No sufoco, a Câmara de Campo Grande aprovou, nesta terça-feira, o decreto legislativo que oferece o título de visitante ilustre da cidade de Campo Grande ao deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ).
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM
O projeto foi aprovado com 20 votos favoráveis e três contrários, do trio do Partido Liberal (PL). Entretanto, correu risco de ser rejeitado.
Para ser aprovado, o título precisa do voto de 20 vereadores e conseguiu apenas 19. O presidente da Câmara, Papy (PSDB), já se preparava para anunciar o resultado, quando Beto Avelar (PP) chegou e garantiu os 20 necessários.
O vereador André Salineiro (PL) votou contra o título, pontuando que Glauber foi cassado por retirar um membro do MBL da Câmara. Também afirmou que o deputado votou contra cassação da deputada Flordelis, acusada de matar o marido.
A vereadora Luiza Ribeiro (PT), autora do pedido, destacou a sociedade plural em que vivemos, com diferentes maneiras de ver a vida. Ela pontuou que a Câmara sempre defendeu o princípio de que todos são bem-vindos à cidade.
Cassação
O Conselho de Ética da Câmara aprovou, por 13 votos a cinco, o pedido de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).
O deputado é acusado de expulsar da Câmara o influenciador Gabriel Costenaro, integrante do MBL, aos chutes. Costenaro teria feito insinuações sobre a ex-prefeita de Nova Friburgo, que na época estava doente. Ela faleceu 22 dias após o ocorrido.
Para que o deputado seja cassado, é preciso que a maioria absoluta da Casa, 257 deputados, vote pela punição.
O deputado Glauber Braga chegou a fazer greve de fome em protesto e só encerrou com a promessa de que a Câmara não levará à votação neste semestre.
“Não se trata de um apelo individual pra salvar um mandato. É uma denúncia contra a perseguição de Arthur Lira e contra o orçamento secreto. Luto por dignidade. Estou junto com aqueles que não se dobram ao poder da grana', postou na rede social.














