No mesmo dia que polícia realiza operação, foto de Riedel é utilizada para golpe no whatsapp

InvestigaMS/Wendell Reis


O Governo do Estado divulgou uma nota informando que criminosos estão utilizando a foto do governador Eduardo Riedel (PSDB) para aplicarem golpe.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM

O anúncio foi feito no mesmo dia que a polícia do Mato Grosso realizou uma operação contra uma quadrilha que se apossou do número de telefone do governador.

“Informamos que criminosos estão usando a foto do governador Eduardo Riedel para aplicar golpes. Desta vez, usando uma conta comercial no WhatsApp com DDD 31 para pedir dinheiro', diz o comunicado.

O governo orientou a população a não fazer qualquer tipo de doação ou transferência de valores. “As medidas cabíveis já foram tomadas'.

Celular clonado

A Polícia Civil do Mato Grosso realizou, ontem (3), a Operação Porta 67, contra um grupo criminoso voltado para prática do chamado golpe da portabilidade telefônica, que teve como uma das vítimas o governador Eduardo Riedel (PSDB).

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo a polícia, as ações do grupo envolvem uso indevido de acessos internos das operadoras, aquisição e descarte de chips, além do uso de logins legítimos para burlar os mecanismos de segurança das empresas de telefonia.

A investigação começou em maio de 2023, após Riedel ser vítima do golpe. Ele perdeu acesso à sua linha telefônica após o número ser transferido indevidamente para outra operadora de telefonia, mediante uso fraudulento de seus dados pessoais.

O inquérito inicialmente instaurado pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foi encaminhado à Polícia Civil de Mato Grosso, para apuração dos crimes de estelionato tentado e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar seis anos de reclusão.


Comentários