Editorias / Policial
Riedel critica aumento de imposto e defende cortes para qualidade no gasto público
InvestigaMS/Wendell Reis
No dia que o Governo Federal publicou uma Medida Provisória aumentando impostos para cobrir o recuo do reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o governador Eduardo Riedel (PSDB) criticou a política de aumento de imposto para cobrir problemas financeiros dos entes públicos.
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM
Durante entrevista à CNN, ao ser questionado sobre os prejuízos para os estados com as mudanças no Imposto de Renda, o governador pontuou que as compensações não estão claras e criticou a política de aumento de impostos, afirmando que no Estado optou por manter em 17% a alíquota do ICMS, uma das menores do Brasil.
Riedel opinou que é preciso olhar com lupa a qualidade do gasto público, o que acredita estar faltando hoje no País.
“Está faltando um pouco disso no Brasil. A gente ao invés de resolver problemas financeiros dos entes públicos por aumento do tributo, resolver pela qualidade do gasto. Por lupa em cima, diminuir desperdício, aumentar eficiência, qualidade na despesa fiscal, que é o que a gente tem buscado e é o caminho mais difícil, fazer com que o gasto público tenha qualidade, eficiência e possa ser reduzido para não onerar mais a sociedade. Acho que é uma diretriz central nossa. Tem que a partir deste princípio: entender esse aumento de imposto de renda, IOF, no momento que não cabe mais. Se você olhar as estatísticas do quanto que o Brasil tributa e o percentual do PIB para os estados, está muito alto e o serviço não corresponde a esse resultado', justificou.
Confira a entrevista completa:














