Série B 2025 tem lanterna com maior pontuação e menor distância para líder ao fim do turno

Botafogo-SP fecha metade da competição na última posição e com 89% de chance de cair; veja comparativos nas 20 edições de pontos corridos

GloboEsporte.com / Vinícius Alves e Maísa Orlando


A edição de 2025 do Campeonato Brasileiro da Série B tem o lanterna com a maior pontuação ao fim do turno desde a mudança de formato para pontos corridos, com 20 clubes na disputa.

Após 19 rodadas, o Botafogo-SP ocupa a última posição com 18 pontos. Até então, o Ituano tinha a maior pontuação, com 17, na Série B de 2007.

Confira a tabela completa da Série BGoiás tem 87%, e Coritiba, 77% de voltar à elite; veja o rankingQuase 70% dos times que fecham o turno no G4 conseguem acesso

Na campanha, o Tricolor tem quatro vitórias, seis empates e nove derrotas. O time também tem o pior ataque da competição, com 12 gols marcados, e a defesa mais vazada, com 27 gols sofridos.

Segundo o Espião Estatístico, o Botafogo-SP é o time com o maior risco de cair para a Série C e único com mais de 50% de possibilidade de ser rebaixado. São 89,25% de chances de queda.

Disputa acirrada

A Série B deste ano é uma das mais equilibradas entre as 20 edições de pontos corridos. Além de ter o lanterna com mais pontos desde 2006 ao fim do turno, a competição também registra a menor distância entre o último e o primeiro colocado.

São 19 pontos de diferença entre o Botafogo-SP e o Goiás. Até então, as duas primeiras edições da era pontos corridos tinham a menor distância nos extremos, com 20 pontos.

A edição deste ano também quase registrou a menor distância entre o quarto colocado - o último do G-4 - e o 17º colocado - o primeiro do Z-4.

A Chapecoense, quarta colocada, tem 30 pontos, enquanto o Paysandu, 17º, tem 20, totalizando dez de diferença.

A menor distância ocorreu em três oportunidades: 2007, 2011 e 2018, quando nove pontos separavam os dois blocos.


Comentários