37 gols e 19 assistências no ano: entenda por que o Inter Miami renovou com Messi

Craque argentino brilha mais uma vez na temporada regular da Major League Soccer e é tratado como maior fator de atração de público e mídia para o futuro estádio da franquia

GloboEsporte.com / Redação do ge


Por que o Inter Miami decidiu renovar o contrato com Lionel Messi até 2028, quando o craque argentino terá 41 anos? Porque ele continua sendo Messi. Dentro de campo, com gols, assistências e contribuições decisivas. Fora dele, ao fazer parte do projeto de consolidação da marca da franquia da Major League Soccer (MLS). O ge explica abaixo.

+ Time criado pela família de Messi disputará a 4ª divisão argentina

✅Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp

Brilho intenso na temporada regular

A temporada regular da MLS terminou no último dia 18, e Messi fechou a campanha com números assombrosos. Os melhores de um jogador na história da liga norte-americana de futebol. O craque argentino marcou 29 gols e deu 17 assistências em 28 jogos.

O Inter Miami acabou a fase regular em terceiro lugar na Conferência Leste, com 65 pontos, um a menos do que o líder Philadelphia Union. A equipe marcou 81 gols em 34 partidas, muito mais do que o resto.

Messi concorre ao prêmio de melhor jogador dessa etapa da temporada — prêmio que ele já ganhou em 2024, com 20 gols e 16 assistências, e o Inter Miami com campanha recorde.

A primeira rodada dos playoffs da Major League Soccer começa já neste fim de semana, e o Inter Miami encara nesta sexta-feira o Nashville, time do qual venceu por 5 a 2 no último compromisso da temporada regular. E com três gols de Messi.

Messi não fazia 29 gols em uma única edição de liga nacional desde a temporada 2018/19 pelo Barcelona. Ele terminou aquele ano com 51 gols pelo Barça, em todas as competições. Em 2025, o craque soma 37 gols e 19 assistências em 43 jogos pelo Inter Miami.

Time estruturado ao redor da estrela

Ele chegou ao Inter Miami em junho de 2023, cerca de seis meses depois de ser protagonista na campanha do título da seleção da Argentina na Copa do Mundo de 2022, no Catar. O vínculo estabelecia que Messi jogaria até o final da temporada 2025 da MLS, cujo calendário funciona de forma semelhante ao do Campeonato Brasileiro.

Pois bem, as partes decidiram renovar. O time hoje é bem mais forte do que quando o argentino chegou. Os espanhóis Busquets e Jordi Alba vieram junto com ele, compondo uma espécie de "espinha dorsal a la Barcelona". O uruguaio Luis Suárez desembarcou em Miami na virada para o ano de 2024 . Segundo levantamento do site "The Athletic", os três foram os maiores criadores de chances de gol para Messi neste ano.

E, mais recentemente, o Inter Miami trouxe o meio-campista Rodrigo De Paul, por empréstimo junto ao Atlético de Madrid. Esse reforço ajudou Messi a correr menos nos momentos defensivos do time.

Com todo esse suporte, fica fácil entender o ótimo desempenho do craque argentino no Inter Miami, principalmente na reta final da temporada. Ele marcou 10 gols e deu 10 assistências nos últimos oito jogos, sendo três gols que garantiram vitórias sobre Atlanta United, DC United e Seattle Sounders.

Ícone para o novo estádio

A imagem acima, com Lionel Messi assinando a renovação de contrato em meio ao canteiro de obras do Miami Freedom Park, sintetiza a relevância do craque para o futuro a curto prazo da franquia. Ele é considerado fundamental para atrair torcedores, atenção midiática e investidores para o novo estádio, a ser inaugurado em 2026.

— Nós prometemos aos nossos torcedores que sonharíamos grande para construir um clube icônico. Um clube que representasse paixão, trabalho duro e dedicação de todos que vieram antes de nós para criar uma Miami dos sonhos. Leo assinar até 2028 é uma ode à nossa maravilhosa cidade. Estamos ansiosos para escrever novos capítulos com nosso estádio Miami Freedom Park. Juntos continuaremos construindo e sonhando — declarou o proprietário-gerente do Inter Miami, Jorge Mas.

O Inter Miami conquistou dois títulos desde que Lionel Messi chegou: a Leagues Cup de 2023 e a Supporters Shield de 2024. O time da MLS disputou a Copa do Mundo de Clubes de 2025 e foi eliminado nas oitavas de final, pelo Paris Saint-Germain, por 4 a 0. O craque argentino recebe salário de mais de 20 milhões de dólares por temporada, sem incluir outras receitas comerciais.


Comentários