Artista leva a dança de MS para os palcos de Buenos Aires

O espetáculo investiga a relação entre corpo, som e linguagem, propondo uma escuta profunda

Thailla Torres / Campo Grande News


A artista sul-mato-grossense Jackeline Mourão leva nesta sexta-feira (7) sua pesquisa em dança contemporânea de Campo Grande aos palcos de Buenos Aires, na Argentina. Ela apresenta o espetáculo “Sintonizar ao momento del cambio', dirigido pela coreógrafa argentina Bárbara Alonso, no espaço cultural Nos en Vera.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A obra conecta Brasil e Argentina por meio da linguagem do corpo. O espetáculo nasceu em 2023, quando Jackeline foi premiada no 1º Prêmio Ipê de Dança, que possibilitou a primeira residência artística e uma apresentação na Casa de Ensaio, em Campo Grande. Desde então, o trabalho cresceu e ganhou formato binacional, com apoio do programa Cultura Argentina al Mundo, do governo argentino.

Em 2025, a criação passou por nova residência no Sesc Cultura MS e agora chega ao público argentino com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e do Sesc MS.

Para Jackeline, o convite para se apresentar fora do país é uma travessia simbólica. “Estar em Buenos Aires representa um atravessamento muito especial na minha trajetória. É um misto de risco, afeto e desejo de troca, uma experiência que me coloca em diálogo com artistas que admiro', conta.

O espetáculo investiga a relação entre corpo, som e linguagem, propondo uma escuta profunda do movimento e do silêncio. “Que corpos podem falar? Que linguagens são reconhecidas como válidas?', questiona o texto que acompanha a obra.

A direção é da bailarina e curadora Bárbara Alonso, do programa Dança em Tecnópolis, do Ministério da Cultura da Argentina. A equipe também reúne Iván Haidar (assessoria dramatúrgica), Reginaldo Borges (direção técnica), Fernando Berreta (desenho de luz), Febraro de Oliveira (colaboração artística) e Julián Dubié (design).

Com mais de 15 anos de atuação em Mato Grosso do Sul, Jackeline Mourão é reconhecida pela pesquisa que une dança, tecnologia e experimentação. Foi premiada pela Funarte com o solo “Talvez seja isso' (2021), participou do Palco Virtual do Itaú Cultural (SP), do JUNTA Festival Internacional de Dança (PI) e circulou o País com “Procedimento#6' no projeto Palco Giratório, do Sesc Nacional.

A artista também representou o Brasil no Encuentro Internacional de Danza y Artes Contemporáneas “Crear en Libertad', no Paraguai, e atua como produtora e curadora em projetos como Toró – Residência Artística, Plataforme-se, Sala de Visita e o Aulão EXP, que reúne artistas de diferentes estilos.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


Comentários